Qual a importância de uma boa limpeza em ambientes hospitalares?
17 de abril de 2018

Os hospitais são procurados para curar os mais variados tipos de doenças, mesmo assim, neles são encontrados diversos tipos de bactérias prejudiciais à saúde. O que deve ser feito? A resposta é simples, deve-se usar desinfetante hospitalar e fazer higienização constante.
A higienização em UTis, banheiros, leitos, consultórios, é fundamental para garantir a segurança e a saúde dos pacientes e funcionários. Somente a limpeza correta evita a proliferação de bactérias e disseminação de doenças.
A limpeza inadequada dos espaços pode levar a aquisição de infecções por parte dos pacientes, isso acaba agravando o estágio de doença no qual eles se encontram, além de aumentar o tempo de permanência em leito. E em casos mais graves, pode levá-lo a óbito.
Para que a higienização seja funcional, a equipe de limpeza deve estar totalmente capacitada para manusear os produtos de limpeza, retirar o lixo e saber quais são os destinos corretos para cada tipo de matéria orgânica, para que a possibilidade de contaminação seja mínima. Investir na qualidade e capacidade dos serviços garante a saúde de todos que convivem no ambiente. É necessário que haja um cronograma de limpeza que deve ser seguido à risca e muito bem administrado.
Vale lembrar que a higienização e boa limpeza pessoal de cada funcionário entra em conta para a manutenção de um ambiente saudável, é necessário que haja uma conscientização por parte de todos para que o meio se conserve purificado pelo máximo de tempo possível.
Recomendação
São recomendados dois tipos de limpezas:
- A primeira é mais leve e deve ser feita diariamente para manter o ambiente sempre limpo.
- A segunda, mais intensa, é dividida entre: a cada 15 para nas áreas críticas (UTis, banheiros, etc) e mensal para nas áreas semicríticas (áreas externas, consultórios). Essa é uma limpeza mais pesada que tem como intenção limpar todas as partes e objetos de um determinado local, fazendo uma higienização por completo.
Qual produto utilizar
O produto de maior funcionalidade na limpeza de ambientes hospitalares é o desinfetante com cloro, ele purifica o ambiente, mata as bactérias e livra os pacientes e funcionários de entrarem em contato com doenças. Porém, é necessário ter alguns cuidados ao manusear este produto.
O desinfetante com cloro é um oxidante forte, e os produtos da oxidação são corrosivos e podem queimar a pele e causar lesões nos olhos, especialmente quando usado nas suas formas concentradas. Por isso é muito necessário, como dito anteriormente, treinar os funcionários da limpeza para que nenhum acidente aconteça e o resultado seja um limpeza profissional sem causar nenhum dano para aqueles que a conduzem.