PPHO: como estruturá-lo em uma cozinha profissional?
19 de abril de 2022
Para que a sua cozinha profissional consiga otimizar e melhorar continuamente os procedimentos de limpeza interna, é fundamental montar e contar com um manual PPHO.
E se você quer saber mais sobre o que é este conceito, como implementá-lo na prática e quais as vantagens em investir nessa ideia, nós preparamos o post a seguir com dicas e informações úteis para inspirar você e o seu negócio.
Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura e tome nota!
Afinal, o que é PPHO?
O PPHO vem de Procedimento Padrão de Higiene Operacional e, portanto, trata-se de metodologia aplicada por cozinhas profissionais e indústrias alimentícias, no intuito de melhorar e otimizar todos os processos de limpeza, atendendo aos padrões e exigências higiênicas-sanitárias.
Por meio de um bom PPHO, a sua cozinha pode estabelecer uma rotina ideal de higienização eficiente, que não apenas evite contaminações ou gere riscos para os alimentos a serem consumidos, como também propõe reduzir custos operacionais e melhorar processos, tais como armazenagem correta e manipulação adequada de alimentos.
Como funciona o PPHO?
Na prática, o PPHO deve descrever todas as operações e processos de higienização e sanitização da sua cozinha profissional, de forma organizada e padronizada.
Assim, cada colaborador e responsável pelas etapas devem estar cientes de tais procedimentos e, claro, executá-los adequadamente em suas rotinas de trabalho.
Fora isso, os produtos e equipamentos de limpeza utilizados nestes mesmos processos precisam contar com registros legais junto aos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou Ministério da Saúde e serem aplicados conforme suas indicações.
E como implementar o PPHO em sua cozinha profissional?
Indiscutivelmente, a melhor forma de implementar e monitorar o seu PPHO é por meio de consultorias especializadas, que além de diagnosticar gargalos e falhas durantes os processos de limpeza (como por exemplo a contaminação cruzada), ainda podem oferecer capacitação técnica aos seus colaboradores, fornecimento de produtos mais adequados e monitoramento dos resultados.
A Trevo THL, por exemplo, é uma empresa especialista em soluções de higienização profissional, tendo equipes especializadas no setor de alimentos e bebidas, fornecendo assim sistemas inteligentes para ter uma higienização correta para restaurantes, indústrias e cozinhas profissionais.
Dentro desse sistema, a empresa realiza visitas técnicas para diagnosticar as reais necessidades de cada ambiente, levando em consideração fatores como: eficiência da higienização, redução de custos, capacitação profissional, fornecimento de produtos específicos e, inclusive, aluguel e manutenção de equipamentos.
Ou seja, mais do que implementar um PPHO adequado em sua cozinha profissional, o seu negócio poderá contar com uma consultoria completa sobre os processos de higienização de seu estabelecimento, de forma inteligente, moderna e com foco em resultados reais.
Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a importância do PPHO em uma cozinha profissional e como ter uma adequação sanitária e torna viável implementar tal conceito a partir de consultorias especializadas.