Conheça 5 técnicas para higienização de ambientes de cozinha profissional
31 de janeiro de 2019
Para a correta higienização de ambientes de cozinha profissional existem diversas normas a serem seguidas que asseguram o bom andamento da limpeza e desinfecção do local e garantem que tudo saia conforme planejado. Você sabe quais são?
Conheça abaixo 5 técnicas importantes para garantir a higienização e manutenção de sua cozinha industrial:
- Comece a limpeza longe do ralo.
Ao limpar o ambiente, verifique onde está localizado o ralo e comece a limpeza distante dele, pois se você iniciar próximo, provavelmente irá conduzir a sujeira para as demais partes da cozinha contaminando outros locais. O correto é sempre iniciar a higienização mais distante possível do ralo e levar toda a sujeira para longe ele.
- Remova os resíduos maiores antes de iniciar a limpeza.
Assim como em cozinhas domésticas, a limpeza prévia do ambiente é de suma importância antes de utilizar qualquer produto. Faça o enxague da área a ser limpa e remova todos os resíduos maiores para facilitar na hora da higienização.
- Veja a recomendação correta para a diluição dos produtos
Siga as recomendações do fornecedor ao diluir cada produto para que os mesmos não ofereçam risco a equipe de limpeza e a estrutura da cozinha, garantindo assim uma limpeza correta e segura.
- As áreas mais sujas devem ser o seu foco inicial
Para facilitar toda a limpeza, inicie sempre pelas áreas e partes mais sujas. Elas te darão um trabalho maior e assim você eliminará toda a sujeira pesada logo no começo de toda a limpeza, facilitando o resto do procedimento.
- Limpe da região mais alta para a mais baixa
Comece sua limpeza de cima para baixo, evitando assim que a sujeira desça novamente e você tenha que limpar mais de uma vez o mesmo local.
Sua cozinha profissional está sendo corretamente higienizada? Baixe gratuitamente nossa ficha de auto-avaliação para ter certeza: