Como fazer a correta higienização de consultórios e clínicas
19 de julho de 2021

Como fazer a correta higienização de consultórios e clínicas
Há mais de um ano vivendo em tempos de pandemia, todos nós sabemos a importância de se prevenir contra vírus e bactérias de forma segura e correta.
No caso de consultórios e clínicas médicas, essa higienização deve ser ainda mais rigorosa por tratar da área de saúde, com locais extremamente expostos a estes inimigos invisíveis.
Para proteger a saúde de pacientes e profissionais de saúde, destacamos neste post algumas características essenciais para realizar uma correta higienização de consultórios de clínicas médicas.
Confira a seguir!
Como higienizar corretamente consultórios e clínicas médicas?
Primeiramente, é necessário implantar uma série de diretrizes para que a limpeza seja realizada de forma eficiente.
- Evite que a contaminação se espalhe pelo ambiente
Este passo é importantíssimo para desinfectar de forma correta. O ideal é iniciar o processo de limpeza pelas áreas menos contaminadas para as mais sujas, sempre em movimentos circulares e em uma única direção – como do fundo para a porta, por exemplo.
- Utilize produtos específicos para uma higienização úmida
É extremamente importante realizar a limpeza com baldes, panos e vassouras desinfetados com hipoclorito de sódio para evitar o número de partículas de pó no ar.
- Álcool 70% para limpeza de mãos e equipamentos
Principalmente em locais com grande quantidade de pessoas transitando, é essencial manter uma limpeza antes, durante e depois dos atendimentos para evitar a proliferação de agentes patológicos.
- Organização da equipe e limpeza em perfeitas condições
O estabelecimento precisa deixar claro aos seus funcionários as rotinas e fluxos do processo de desinfecção das superfícies e esterilização de materiais. É essencial que estas práticas estejam documentadas para se tornar o embasamento de todas as ações visando a limpeza do local.
- Equipamentos de Proteção Individual e produtos de higienização para profissionais e pacientes
Os EPIs ( Equipamentos de Proteção Individual ) devem ser disponibilizados para todos os funcionários: como avental, luva, máscara, óculos, entre outros.
Além de prover os materiais necessários como:
- Sabão líquido, de preferência germicida com dispensador para impedir o refluxo da solução.
- Papel toalha, ( utilização de toalhas de pano é proibida a não ser se estiver envelopado e esterilizado).
- Potes para armazenamento de materiais com tampa, contendo algodão cortado e seco para limpeza de equipamentos.
- Dispensador com álcool a 70%, para limpeza das mão e equipamentos.
A importância da prevenção e biossegurança
As pessoas que visitam ou recebem tratamento nesses ambientes estão mais vulneráveis às infecções, por isso, é de suma importância criar uma consciência entre os profissionais de saúde, para adotar uma postura centrada na biossegurança, através de treinamento específico para manipular e aplicar corretamente os produtos químicos e desinfetantes hospitalares, além de conhecer os protocolos de desinfecção.
A dica é criar protocolos para acompanhar de perto os acidentes de trabalho com exposição aos materiais biológicos e assegurar que os processos de desinfecção e esterilização sejam realmente adequados e com eficácia comprovada.
A Trevo THL é especialista em oferecer as melhores soluções em produtos, equipamentos e serviços para te ajudar a trabalhar melhor a higiene e limpeza de sua área de produção, utensílios, equipamentos e salão. Conheça nossas soluções.