Como executar uma higienização em cozinhas industriais
15 de março de 2021
Grandes ambientes, muitos utensílios, maior número de equipamentos, contato físico constante e grande circulação de pessoas. Tudo isso faz parte do dia a dia de uma cozinha industrial, e, por mais que tenhamos bastante cuidado em nossa própria cozinha doméstica, a respeito de germes e contaminações, o cuidado e a cobrança com a higienização dentro de uma cozinha industrial é ainda maior.
Uma das maiores vilãs de uma cozinha industrial é a contaminação cruzada, causada pela transferência de microorganismos patogênicos causadores de doenças, de um alimento contaminado para outro que não está. Isso, infelizmente, é algo bem comum, e pode acontecer de diversas maneiras. A mais comum delas é utilizar o mesmo utensílio de preparo em dois alimentos com cozimentos diferentes sem a higienização adequada do mesmo. Além disso, a falta de higienização das mãos e a manipulação de alimentos de diferentes origens sem segurança também podem ser causadores deste tipo de contaminação.
Mas, para garantir a higienização correta, de maneira eficaz e segura em uma cozinha industrial, é necessário ter cuidado redobrado, escolher minuciosamente os produtos indicados de limpeza, saber utilizá-los corretamente, além de treinar a equipe a se portar dentro deste ambiente de maneira adequada.
Por onde começar?
O primeiro passo é escolher corretamente seus equipamentos e produtos. A melhor escolha são os equipamentos ergonômicos que auxiliam na produtividade e eficiência da limpeza, além de prevenir o desgaste físico dos colaboradores. Ao utilizar estes equipamentos, lembre-se de sempre fazer a limpeza em um único sentido para evitar espalhar bactérias sob as superfícies.
Depois, é necessário fazer a higienização correta de suas mãos, utensílios e superfícies que estão em contato constante com os alimentos. Para isso contamos com o método mais tradicional de todos: água e sabão. Apesar de simples, é altamente eficaz.
Mantenha-se atento, também, para as superfícies de maior contato físico no ambiente, como maçanetas, torneiras, botões de elevador, computadores, interruptores, válvulas de descarga, e todos os outros utensílios que são compartilhados dentro da cozinha.
Dica do especialista
É importante manter seu estoque de produtos descartáveis sempre abastecidos. Quem trabalha com cozinha sabe que esponjas velhas e panos molhados podem se transformar em focos de contaminação. A vida útil da esponja, ou bucha de cozinha, é de apenas uma semana porque, devido ao uso, ocorre o acúmulo de bactérias no material que, se não for descartado, poderá espalhar elas em seu ambiente, e o mesmo vale para as luvas, toucas, aventais, entre outros.
Atente-se também no armazenamento dos produtos de limpeza, uma vez que eles devem ficar distantes dos alimentos, para não contaminá-los.
Por fim, analise quais são os produtos de limpeza necessários para executar uma correta higienização na cozinha industrial. Aqui nós explicamos detalhadamente como deve ser feita a remoção de gorduras leves, carbonizadas, e pesadas. Cada um desses produtos são indicados para um local específico da cozinha, e indicados para remover vários tipos de gorduras.
Quer comprovar tudo isso na prática e contar com o “arsenal” de soluções e produtos de limpeza para efetuar uma higienização correta em sua cozinha? Então, peça agora um orçamento e indique a Trevo THL para sua equipe!