Apresentamos 6 passos para fazer a higienização da cozinha profissional de forma correta
12 de fevereiro de 2019
Na cozinha profissional é comum que a preocupação com a limpeza seja algo primordial, levando em conta que os espaços são grandes e possuem um amplo número de funcionários circulando pelo ambiente, sem contar a quantidade de equipamentos. Mas, você sabe se está fazendo isso da forma correta?
Separamos 6 passos que irão lhe auxiliar na higienização de sua cozinha profissional. Confira:
- Higienização de utensílios e instrumentos
Faça a higienização conforme indicado pelos fabricantes nos rótulos dos produtos, assim você evita a proliferação de microorganismos nos utensílios.
- Água e Detergente
A forma mais tradicional de higiene dos equipamentos e utensílio é a lavagem com água e detergente.
- Secagem natural
Após a higienização dos equipamentos e utensílios da cozinha é aconselhado que os deixe secar naturalmente evitando a contaminação por meio de panos.
- Equipamentos e utensílios x mãos
O espaço para a lavagem das louças e utensílios, devem ser separados dos espaços para a lavagem das mãos, isso ajuda a evitar a temida contaminação cruzada em seu estabelecimento.
- Armazenamento
Habitualmente os produtos que são utilizados para a limpeza são tóxicos, portanto, os armazene em um local que seja adequado, junto com todos os outros materiais de limpeza e logicamente longe dos alimentos.
- Lembre-se da cozinha
Não são somente os equipamentos e utensílios que devem ser higienizados e limpos, limpe corretamente os pisos, paredes, bancadas e ralos com água e detergente. Lembre-se de aplicar os produtos específicos e corretos para potencializar os resultados.
Cozinhas profissionais são ambientes que precisam de uma higienização completa. Pensando nisso, a Trevo THL disponibilizou para você, dono de estabelecimento com cozinha profissional, um check-list das etapas e tarefas de higienização que precisam ser realizadas no local. Baixe gratuitamente: