Como evitar o desperdício de produtos químicos na higienização profissional
26 de outubro de 2022
Reduzir custos com produtos químicos e materiais de limpeza é um desafio constante em qualquer empresa. No entanto, isso é possível a partir de boas práticas e da escolha correta desses itens durante o seu processo de higienização profissional.
Afinal, muitos gestores não têm o devido controle necessário sobre esses procedimentos e, em muitos casos, acabam investindo em materiais ineficazes e de baixo desempenho, o que acaba aumentando os gastos com as limpezas.
E para esclarecer melhor esse assunto e trazer dicas fundamentais sobre como reduzir o desperdício de produtos químicos na sua empresa, nós preparamos este post com alguns conselhos essenciais.
Confira e tome nota!
5 dicas para evitar o desperdício de materiais de limpeza na empresa
Se você quer realmente eliminar gastos com produtos químicos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade e os resultados de seus processos de higienização profissional, não deixe de conferir essas dicas e, claro, implementá-las na prática.
Confere aí!
Produto barato não é sinônimo de economia
Um erro clássico em processos de higienização profissional se refere a falsa impressão de que produtos baratos vão agregar redução de custos. Pelo contrário, essa estratégia pode, inclusive, aumentar os seus gastos.
Isso porque, muitas vezes, produtos de baixa qualidade não apresentam um bom desempenho e podem até demandar um consumo maior do que se imagina. Resultado: sua limpeza pode deixar a desejar e sua empresa acabará gastando mais!
Portanto, preza mais pelo custo-benefício do produto químico do que seu preço final.
Cada produto tem a sua função
Uma outra dica importante para tornar a sua higienização mais profissional e eficiente é conhecer a função de cada produto adquirido.
Ou seja, não adianta tentar aplicar materiais de limpeza em qualquer superfície, sendo que cada um deles foi desenvolvido para uma função específica.
Assim, é melhor ter mais variedade de produtos, mas seguindo as recomendações exatas. E como dica, basta consultar seu fornecedor ou mesmo buscar informações nos rótulos dos materiais.
Capacitação da equipe faz a diferença
Nem só de bons produtos se faz uma higienização profissional! É preciso também que a sua equipe esteja devidamente orientada e treinada para realizar as suas atividades, respeitando o uso correto de produtos e equipamentos.
Afinal, muitos desperdícios podem ser oriundos de aplicações incorretas, de dosagens desnecessárias e até de procedimentos mal realizados. Portanto, invista em treinamentos e na qualificação constante de seus colaboradores.
Controles internos ajudam bastante
Outro ponto fundamental para evitar desperdícios com produtos químicos na higienização de sua empresa tem a ver com a qualidade de sua gestão.
Em outras palavras, é fundamental haver controles internos e fiscalizações sobre todos os procedimentos inerentes à limpeza, desde o uso desses itens, até o acompanhamento de compras e do estoque.
Assessorias especializadas podem transformar a sua higienização
Tudo isso que destacamos até aqui e muitas outras responsabilidades podem ser assumidas por uma assessoria especializada em sistemas inteligentes de higienização profissional.
Dessa forma, ao terceirizar essa atividade, a sua empresa passa a contar com um suporte completo de especialistas, que vão realizar diagnósticos presenciais nos ambientes de sua empresa, montar planos customizados para as limpezas, treinar seus funcionários e fornecer produtos químicos adequados e mais eficientes.
Em resumo, essas são algumas dicas essenciais para a sua empresa evitar desperdícios com produtos químicos e tornar os seus processos de higienização profissional muito mais inteligentes, eficientes e econômicos na prática. Quer saber mais? Então, fale agora com um de nossos especialistas e conheças as soluções da Trevo THL