Sabão ou Detergente. Qual a diferença?
25 de julho de 2017
O sabão e o detergente são produtos usados para remover sujeiras e, principalmente, gorduras nas cozinhas industriais. Mas qual é a diferença entre os dois? Há mais vantagem em se usar ou outro? Qual polui menos?
Composição química
Os detergentes mais comuns são sais derivados do ácido sulfúrico, que é um ácido forte e traz mais danos ao meio ambiente. Por isso, há a presença do enxofre na estrutura do detergente. A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.
Já os sabões são feitos de óleos ou gorduras que reagem com o hidróxido de sódio. Dessa maneira, podem ser considerados ácidos fracos, o que os torna biodegradáveis.
Meio ambiente
Alguns detergentes não são biodegradáveis e se forem despejados em rios e lagos se acumulam formando uma densa camada de espuma e podem causar graves efeitos ambientais com consequente morte de diversos peixes, algas, insetos e aves aquáticas.
Já os resíduos de sabão provenientes da limpeza vão parar no esgoto e consequentemente em rios. Lá, sofrem decomposição pelos micro-organismos existentes na água, daí dizemos que se tornam biodegradáveis, ou seja, não poluem o meio ambiente.
Higienização
O detergente produz mais espuma e facilita a remoção de gorduras. Já o sabão não espuma tanto, mas tem como ponto positivo, já citado acima, o fato de não prejudicar o meio ambiente.
Procure utilizar o detergente apenas para higienizar utensílios que estejam muito engorduradas, dando preferência ao sabão em barra quando a limpeza resumir a pratos, talheres e copos. Dessa forma, além de economizar (sabão em barra rende mais e é mais barato que detergente), você estará colaborando com a preservação do planeta.
A Trevo THL trabalha exclusivamente com produtos Spartan, garantindo assim a qualidade da higienização em sua cozinha industrial. Saiba mais sobre os produtos acessando aqui: www.trevothl.com.br/produtos