Higienização de cozinha profissional: como e quando fazer?
17 de janeiro de 2019
Da mesma maneira que acontece em muitas cozinhas caseiras, em cozinhas profissionais não é diferente: alimentos em contato com superfícies e equipamentos que não estão preparados e limpos o suficiente, podem ser facilmente contaminados! Como são espaços grandes, com inúmeros objetos e pessoas, a higienização da cozinha profissional necessita de cuidados redobrados.
Dessa forma, uma limpeza correta dos utensílios e equipamentos tem que ser prioridade, por isso é fundamental que o gestor estabeleça padrões de higiene a serem adotados rotineiramente pela equipe.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibiliza uma série de resoluções que mostram normas obrigatórias e complementares que apresentam desde os materiais que devem ser utilizados na higienização de cozinhas profissionais até os procedimentos corretos a serem aplicados.
Segui-los é um passo necessário para atingir bons padrões de limpeza e higiene, evitando problemas de fiscalizações e garantindo o bem estar de todos os clientes.
Veja abaixo alguns procedimentos que podem ser adotados:
Tarefas de higienização diárias
É necessário desinfetar com produtos apropriados todos os ambientes em que são preparados os alimentos antes e depois de cada turno. Bancadas, prateleiras, pias, chão e demais espaços que têm a circulação de pessoas também devem ser limpos. Se faz necessário também a limpeza de todos os equipamentos que foram utilizados: fogões, fornos, chapas, fritadeiras e grelhas.
Serviços semanais
- Uma vez por semana é ideal desinfetar todos os ralos, tanto da cozinha quanto das demais áreas utilizadas pela equipe;
- Checar a validade de todos os produtos e condições;
- Limpar e esvaziar todas as geladeiras e freezers;
- Limpar as paredes, janelas e portas.
Serviços mensais
Deve ser ressaltado que a limpeza de todos esses ambientes deve ser feita com produtos específicos para a higienização de cozinhas profissionais. Utilizar produtos para uso doméstico dificilmente o ajudará na limpeza adequada. Veja abaixo outras dicas para garantir uma higienização apropriada:
- Utilize panos descartáveis para evitar focos de contaminação. Para bancadas e equipamentos menores, utilize papel toalha descartável;
- Higienize a proteção das luminárias e teto;
- Limpe as grades anti-pragas e ventilação;
- Higienize a caixa de gordura;
- Vassouras não devem ser utilizadas, pois ela faz com que as sujeiras mais leves subam e contaminem todos os outros equipamentos;
- Utilize o sabão neutro para os equipamento de cozinhas e as peças menores sempre enxaguando em água corrente. Se for necessário pode utilizar também água fervente;
- Para a desinfecção de equipamentos grandes e cozinhas industriais a Organização Mundial da Saúde recomenda o cloro como principal agente.
Cozinhas profissionais são ambientes que precisam de uma higienização completa e bem feita. Pensando nisso, a Trevo THL disponibilizou para você, dono de estabelecimento com cozinha profissional, um check-list das etapas e tarefas de higienização que precisam ser realizadas no local. Baixe gratuitamente: